Acessibilidade / Reportar erro

Saúde, trabalho e desenvolvimento: agronegócios e acidentes em um estado da região Amazônica

Resumo

Introdução

O Mato Grosso é um dos estados brasileiros com maior crescimento do agronegócio, acompanhado pelo desmatamento e pelo aumento da ocorrência de acidentes de trabalho.

Objetivo

Avaliar alguns fatores associados aos acidentes graves na agropecuária em Mato Grosso.

Método

As notificações de acidentes foram fornecidas pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN). Os setores produtivos foram classificados em produção de madeira, pecuária e agricultura, e considerados como variáveis dependentes. Algumas variáveis sociodemográficas, de atendimento e de tipificação do acidente foram selecionadas e consideradas como independente. Realizou-se uma análise espacial de densidade das taxas de acidentes de trabalho. Identificaram-se as associações por meio do cálculo da razão de proporções (RP) pelo teste do qui-quadrado, considerando-se como resultados estatisticamente significantes aqueles com p-valor <0,05.

Resultados e conclusão

As maiores taxas de acidentes de trabalho graves ocorreram nos municípios de intensas atividades da agricultura, pecuária e exploração de madeira. Na agricultura, houve maiores proporções de acidentes graves entre homens, adultos, não brancos, analfabetos e na zona rural. Em relação à pecuária e à madeira, essa proporção foi maior entre os trabalhadores adultos e com menores taxas de cura.

Palavras-chave:
acidentes de trabalho; Região Amazônica; agronegócio

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br