Resumo
Introdução A tomada de decisão, num ambiente complexo como de uma UTI pode sofrer diversas interferências e ocasionar a alta precoce de um paciente para um setor de menor complexidade.
Objetivo Objetiva-se analisar o perfil de pacientes que foram readmitidos, em menos de 24 horas, na UTI de um hospital privado.
Método Esta análise foi realizada por meio do método de correspondências múltiplas, utilizando-se um corte longitudinal, e os dados foram extraídos do sistema Epimed.
Resultados Os resultados apontam que o perfil de readmissão se caracterizou pelos pacientes do sexo feminino, com idades entre 0 e 30 anos. A origem desses pacientes é do tipo clínica com diagnóstico predominantemente cardiológico e hematológico. Esse achado pode auxiliar na prevenção da reinternação, visto que os dados interferem no indicador de qualidade do setor, podendo, assim, definir estratégias e meios para minimizar a reinternação.
Conclusão Conclui-se, a partir do perfil de pacientes que foram readmitidos na UTI em menos de 24, que há necessidade de cuidado especial para pacientes jovens, do sexo feminino e com diagnóstico cardiológico e hematológico. Esses resultados servem de apoio à tomada de decisão da alta dos pacientes.
Palavras-chave:
readmissão; tomada de decisão; UTI