Acessibilidade / Reportar erro

Teleconsultorias endodônticas do Telessaúde no estado de Minas Gerais, Brasil

Resumo

Introdução

O Programa de Telessaúde tem o objetivo de aprimorar a qualidade da Atenção Primária em Saúde.

Objetivo

Este estudo transversal avaliou as teleconsultorias odontológicas do Programa Telessaúde Brasil Redes em Minas Gerais para elucidar as dúvidas prevalentes em endodontia.

Método

Bancos de dados das teleconsultorias offline de odontologia do Hospital das Clínicas e Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais de Julho de 2015 a Julho de 2017 foram utilizados. As variáveis analisadas foram: núcleo de telessaúde, especialidade odontológica e subárea, e tipo de dúvida.

Resultados

Os resultados foram analisados descritivamente utilizando o programa SPSS v.22.0. Um total de 3920 teleconsultorias foi realizada. A Endodontia foi a área com a sexta maior demanda por dúvidas (7,4%). As dúvidas endodônticas mais prevalentes foram relacionadas às alterações pulpares e perirradiculares (32,3%), sendo mais relacionadas ao diagnóstico, seguidas por trauma dentário (15,6%), emergências endodônticas (11,4%) e medicação intracanal (7,3%), sendo a maioria das dúvidas relacionadas à conduta clínica.

Conclusão

As dúvidas na área endodôntica foram relacionadas a condições prevalentes nas atividades diárias dos profissionais da atenção primária a saúde. É crucial a atualização constante dos profissionais, por programas de educação continuada e pela busca por novos conhecimentos, reforçando essas competências.

Palavras-chave:
telemedicina; educação à distância; atenção primária à saúde; endodontia

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br