Acessibilidade / Reportar erro

Sistema de informações sobre nascidos vivos: uma análise da qualidade com base na literaturaa a O estudo é uma revisão da literatura de artigos publicados com foco no SINASC no Brasil

Information system on live births: a quality analysis based on literature

Resumo

Introdução

A avaliação do SINASC é essencial para verificar sua utilidade relacionada à pesquisa científica e às políticas de saúde.

Objetivo

Revisar a literatura publicada entre 2010 e 2018 sobre a qualidade dos dados do SINASC.

Método

Realizou-se uma revisão sistemática da literatura sobre estudos que avaliaram o SINASC utilizando indicadores de qualidade (completitude, confiabilidade, cobertura).

Resultados

Nos estudos revisados, o número de filhos mortos, a ocupação materna, a idade gestacional e a raça/cor foram as variáveis com maiores frequências de incompletude. Com baixa concordância, destacaram-se a escolaridade materna, a idade gestacional, o número de consultas de pré-natal e o número de filhos mortos. Na cobertura, foi possível sistematizar o sub-registro dos nascimentos nos estudos de âmbito municipal/estadual.

Conclusão

Destaca-se que: i. a cobertura do SINASC não está distribuída de forma homogênea nas microrregiões e municípios brasileiros, ii. as informações sobre o número de filhos mortos e a idade gestacional apresentam baixa qualidade de preenchimento no SINASC.

Palavras-chave:
estatísticas vitais; sistemas de informação; nascidos vivos; Brasil

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br