Open-access Acesso aos serviços de saúde na rede de atenção: compreendendo a narrativa de profissionais de saúde

Access to health services in the care network: understanding the narrative of health professionals

Resumo

Introdução  Durante as três décadas do Sistema Único de Saúde (SUS), a tríade universalidade/integralidade/igualdade esteve complementada pela garantia de acesso, que, apesar de importantes avanços, também registrou a manutenção de desafios e, até, retrocessos.

Objetivo  Compreender os aspectos imbricados com o acesso à rede de atenção à saúde.

Método  Entrevistas e grupos focais foram realizados com 32 profissionais de saúde, incluindo gestores, de um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte caracterizado por marcada vulnerabilidade social e econômica. As dimensões teóricas “estrutural”, “operacional” e “relacional” guiaram a análise e interpretação da narrativa dos profissionais.

Resultados  Os resultados demonstraram que a dimensão estrutural assumiu centralidade na narrativa dos profissionais de saúde como determinantes para o acesso, relacionada não apenas ao financiamento, mas também a questões afetas à operacionalização e organização dos serviços de saúde, como rotatividade dos profissionais e planejamento territorial.

Conclusão  Muitas dessas questões não são passíveis de intervenções, pelo menos de forma direta e em curto prazo pelos profissionais de saúde, incluindo gestores. No entanto, reconhecer e refletir sobre sua influência no acesso aos serviços da rede de saúde municipal pode ser um produtivo caminho no sentido de articulação, proposição e implementação de estratégias.

Palavras-chave:  acesso a serviços de saúde; política de saúde; cuidados de saúde

location_on
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro