Resumo
Introdução:
No Brasil, a vigilância entomológica da doença de Chagas (DCh) é respaldada na participação comunitária, que notifica a presença dos vetores nas habitações. Assim, a sustentabilidade desta medida de controle depende do conhecimento da população sobre os vetores.
Objetivo:
Avaliar o conhecimento de escolares sobre a doença de Chagas nos municípios mineiros de Itatiaiuçu (vigilância ativa) e Sabará (vigilância inativa).
Método:
Questionário semiestruturado foi aplicado para alunos matriculados no ensino médio em duas escolas de Sabará (rural e urbana) e uma em Itatiaiuçu (urbana).
Resultados:
Em geral, os alunos residentes em Sabará demonstraram conhecimento limitado acerca dos vetores, patógeno, transmissão e doença (sem diferenças relevantes quanto à localização entre área urbana e rural), quando comparados aos residentes em Itatiaiuçu, que apesar de ter uma vigilância mais atuante, também não apresentaram conhecimento totalmente satisfatório.
Conclusões:
Os resultados enfatizam a carência de informações sobre a DCh tanto em relação ao conhecimento acadêmico quanto às campanhas de educação firmadas pelo programa. Ações educativas para sensibilizar a comunidade e promover o conhecimento sobre esta doença mostram-se necessárias e fundamentais para a manutenção da vigilância ao longo do tempo e espaço.
Palavras-chave:
doença de Chagas; Triatominae; controle de vetores de doenças; vigilância em saúde pública; educação em saúde