Acessibilidade / Reportar erro

O poder de acessar a saúde: uma análise do acesso à saúde na etnia indígena Xukuru do Ororubá, Pesqueira (PE)

The power of accessing to health: an analysis of the access to health in indigenous ethnicity Xukuru of Ororubá, Pesqueira (PE)

O artigo analisou o acesso à saúde indígena em Pernambuco após a criação do Subsistema de Saúde Indígena, hoje gerido pela Secretaria Especial de Saúde Indígena do Ministério da Saúde (MS), tendo como foco o povo indígena Xukuru do Ororubá. A partir da sociologia de Pierre Bourdieu, foi realizado um estudo de caso buscando caracterizar as “relações de poder" como fator dinãmico associado ao acesso, utilizando-se entrevistas, grupos focais, análise documental e observação direta. Identificou-se que essas relações nos campos micro e macro da saúde indígena constituíram elementos importantes na garantia do acesso à saúde. A posição ocupada pelos indígenas nesse campo, resultado de longos anos de relações conflituosas com a sociedade e o Estado, alterna entre a subalternidade e a busca de autonomia, aspectos constituintes do habitus Xukuru que os orienta frente às necessidades de acessar a saúde. O exercício do poder no acesso à saúde foi associado aos diferentes tipos de capital ativos no campo da saúde indígena. O capital cultural étnico surgiu ora como elemento facilitador, ora dificultador do acesso, dependendo dos fatores dinãmicos e do espaço de relações que o requereram.

acesso aos serviços de saúde; sistemas de saúde; saúde de populações indígenas; poder


Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br