Acessibilidade / Reportar erro

Análise do desempenho dos centros de especialidades odontológicas da região sudeste brasileira

Performance analysis of the specialized dental centers of the brazilian southeast region

Resumo

Introdução

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) foram criados com o intuito de ampliar e qualificar a atenção especializada em saúde bucal no Brasil.

Objetivo

avaliar o desempenho dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) do Sudeste do Brasil e sua associação com variáveis demográficas e de caracterização do serviço.

Metodo

Foram avaliados 151 CEO, em 2012, pelo indicador Cumprimento Global de Metas. Os dados foram coletados no Sistema de Informação Ambulatorial e avaliados em função das variáveis: Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), porte populacional, cobertura de Equipe de Saúde Bucal (ESB), tipo de CEO, estados da macrorregião e tipo de gestão municipal.

Resultados

66,9% dos CEOs cumpriram a meta da atenção básica, 61,6% a de periodontia, 25,8% a de endodontia e 36,4% a de cirurgia. A maior cobertura de ESB (p=0,0466) e o menor IDHM (p=0,0389) associaram-se com o pior desempenho.

Conclusão

O estudo sinaliza um desempenho ruim para a maioria dos CEOs avaliados, associado à maior cobertura da ESB e menor IDHM, evidenciando a importância de reorganizar a prática, considerando que o planejamento das ações e serviços devem se pautar na realidade socioeconômica e na cobertura das ESB na Atenção Primária.

Palavras chaves:
serviços de saúde; atenção secundária à saúde; especialidades odontológicas

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br