Acessibilidade / Reportar erro

Silicose nas pedreiras: a sutil diferença entre conhecer e adoecer. Intervenções em Saúde do Trabalhador na explotação de rochas ornamentais

Silicosis in quarries: the subtle difference between knowing and fall ill. Interventions in Workers’ Health in the exploitation of ornamental stones

Resumo

Introdução

Trabalhadores nas pedreiras de rochas ornamentais estão expostos a vários riscos ocupacionais, no entanto destacamos a ocorrência da principal doença pulmonar associada à inalação de partículas de sílica.

Objetivo

Apresentar as principais intervenções em saúde do trabalhador aplicadas na prevenção de exposições ocupacionais à poeira contendo sílica livre em duas pedreiras da região noroeste do Espírito Santo.

Método

Observação participante dos processos de trabalho em duas pedreiras, realizada em dois anos diferentes, complementada com análise documental.

Resultados

É possível distinguir as funções mais expostas à inalação de sílica e modificar o processo de trabalho introduzindo tecnologia capaz de minimizar a formação de poeira. O envolvimento de empresários, trabalhadores organizados e do poder público é essencial para o controle de emissão de particulados nas pedreiras.

Conclusão

Observa-se a necessidade de incentivos para o investimento em capacitação de mão de obra qualificada e em tecnologias de ponta no setor, uma mudança que urge em prol da saúde do trabalhador na produção de rochas ornamentais no combate à silicose.

Palavras-chave:
silicose; saúde do trabalhador; prevenção de acidentes; mineração

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br