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Uso não prescrito de metilfenidato por estudantes de uma universidade brasileira: fatores associados, conhecimentos, motivações e percepções

Non-prescribed use of methylphenidate by students of a Brazilian university: associated factors, knowledge, motivations and perceptions

Resumo

Introdução

O metilfenidato, utilizado especialmente para tratar o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade tem conquistado universitários que buscam melhorar o desempenho cognitivo.

Objetivo

Investigar conhecimentos, motivações, percepções e perfil de uso não prescrito desse medicamento por estudantes de uma Universidade Federal de Minas Gerais.

Método

Aplicação de questionário estruturado a 696 estudantes de Bioquímica, Enfermagem, Farmácia e Medicina, e análise descritiva e dos fatores associados ao uso, por meio de modelos de regressão logística. Resultados: Dos participantes, 96,7% afirmaram conhecer o medicamento e desses, 4,3% o utilizam/utilizavam por motivos não prescritos. O principal motivo de uso era o melhoramento cognitivo, e a universidade foi o principal local de início de uso. A maior parte dos usuários percebeu aumento na concentração e 50% relatou ocorrência de efeitos indesejados. Houve maior chance de uso não prescrito entre homens, maiores de 21 anos, envolvidos em atividades extracurriculares e menor chance de uso entre estudantes de Enfermagem.

Conclusão

A análise de diferentes aspectos relacionados com o uso não prescrito do metilfenidato propicia um melhor entendimento das situações vivenciadas entre universitários e aponta os riscos à saúde relacionados à busca por melhores desempenhos acadêmicos e estratégias para lidar com sobrecarga de atividades.

Palavras-chave:
metilfenidato; universidade; cognição; motivação

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