Acessibilidade / Reportar erro

Dimensões de burnout como preditoras da tensão emocional e depressão em profissionais de enfermagem em um contexto hospitalar

Dimensions of burnout as predictors of emotional stress and depression of nursing professionals in a hospital context

Resumo

Introdução

Síndrome de burnout (SB) é um distúrbio emocional caracterizado por extremo esgotamento físico e mental decorrente de situações laborais estressantes. Já depressão é uma alteração afetiva decorrente de experiências pessoais negativas, sem referência a contextos específicos.

Objetivo

Analisar possível associação entre burnout e tensão emocional e depressão em profissionais de enfermagem de um hospital em Campina Grande, Paraíba.

Método

O delineamento foi quantitativo-correlacional, sendo “tensão emocional e depressão” a variável dependente e os fatores de burnout (“exaustão emocional” – EE; “cinismo” – CI; “ineficácia no trabalho” – IT) variáveis independentes, não pressupondo relações de causalidade. Participaram 220 sujeitos. Foram aplicados os instrumentos MBI (HSS), QSG-12 e Ficha Sociodemográfica. Foram efetuadas análises descritivas, de correlação (Spearman) e de regressão.

Resultados

Da amostra, 15% apresentaram elevada EE, 8,6%, moderada tensão, e 3,2%, depressão. Foi observada predição compartilhada entre os três fatores da SB com a “tensão emocional e depressão”, sendo EE o mais forte preditor, explicando 17% da variância.

Conclusão

Os dados oferecem forte sugestão de que elevados níveis de EE influenciam a depressão, sendo imprescindível enfrentá-los e oferecer suporte psicológico, educativo e material para a recomposição da energia física e mental sugada pela sobrecarga laboral.

Palavras-chave:
burnout; tensão emocional; depressão; enfermagem

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br