Acessibilidade / Reportar erro

Condições bucais adversas associadas a pior bem-estar emocional e social de adolescentes brasileiros: um estudo de base populacional em uma periferia rural-urbana negligenciada

Resumo

Introdução

A relação entre aparência dentária e bem-estar emocional/social em áreas carentes com urbanização acelerada é desconhecida.

Objetivo

Avaliar se o bem-estar emocional e social de adolescentes residentes em área urbana pode ser mais impactado pela aparência dentária desfavorável controlada pelas condições bucais.

Método

Um estudo exploratório transversal de base populacional envolvendo escolares brasileiros de 12 anos foi realizado em dois bairros carentes foi realizado, na cidade de São Paulo, Brasil. O desfecho foi a gravidade da qualidade de vida relacionada à saúde bucal (QVRSB) devido ao bem-estar emocional e social, e as exposições foram condições bucais e distrito de residência (rural e urbano).

Resultados

O impacto sobre a gravidade da QVRSB em decorrência do bem-estar emocional e do bem-estar social, respectivamente, foi 14% e 16% maior para aqueles que apresentavam pelo menos um dente cariado não tratado; 36% e 54% maior para aqueles com aparência dentária desfavorável e 25% e 39% maior para aqueles moradores em distrito urbano. Nenhuma associação entre má oclusão e distrito foi observada.

Conclusão

Apesar da maior prevalência de cárie dentária não tratada no distrito rural, os adolescentes do distrito urbano sentiram-se mais afetados negativamente em sua qualidade de vida relacionada à saúde bucal ajustada pelas condições bucais, sugerindo que as possíveis influências do ambiente urbano podem trazer experiências sociais estressantes devido à aparência dentária impactando no bem-estar emocional e social.

Palavras-chave:
urbanização; áreas desfavorecidas; qualidade de vida; aparência dentária

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br