Acessibilidade / Reportar erro

Demora no diagnóstico de câncer de mama de mulheres atendidas no Sistema Público de Saúde

Delay in breast cancer diagnosis on women assisted in the Public Health System

Resumo

Introdução

Apesar dos esforços, a mortalidade por câncer de mama se mantém elevada no Brasil e é mais frequente em regiões em que o acesso aos serviços de saúde é dificultado ou inexistente. Uma das recomendações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) para reduzir a mortalidade é melhorar o acesso ao diagnóstico, realizando-o em até 60 dias após a suspeita.

Objetivo

Estabelecer o tempo decorrido (em dias) entre a suspeita e o diagnóstico do câncer de mama, subdividindo os intervalos entre os eventos: consulta médica na atenção básica; mamografia ou ultrassonografia; consulta médica especializada; biópsia; consulta médica para conclusão do diagnóstico.

Métodos

Estudo descritivo e seccional, realizado com 45 mulheres atendidas em um serviço público de saúde, com diagnóstico de câncer de mama efetivado em 2013.

Resultados

A média da demora foi de 142,6 ± 10,1 dias (12-451), com 60% dos diagnósticos efetivados entre 120 e 180 dias, e chance de efetivação do diagnóstico em até 60 dias para 8,9% da amostra.

Conclusão

Há necessidade de implementação efetiva das linhas de cuidado na rede de atenção oncológica, com pactuação dos fluxos entre os serviços para agilizar o acesso à assistência integral às mulheres.

Palavras-chave:
neoplasias da mama; saúde da mulher; política de saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br