Acessibilidade / Reportar erro

Conhecimento e uso de medicamentos genéricos por usuários do sistema único de saúde brasileiro em região de tríplice fronteira

Resumo

Introdução

O Ministério da Saúde, pela Política Nacional de Medicamentos, Portaria no 3.916, de 30 de outubro de 1998, reforça a Lei de Genéricos de fevereiro de 1999 (Lei no 9.787, de 10 de fevereiro de 1999, visando, entre outras coisas, reduzir os preços e facilitar o acesso aos medicamentos para a população).

Objetivo

Identificar o nível de conhecimento da população em relação aos medicamentos genéricos.

Método

Estudo descritivo, quantitativo, com 520 usuários entrevistados em quatro unidades de saúde que implementaram o Programa Saúde da Família e que representam quatro distritos sanitários de saúde em Foz do Iguaçu (PR), Brasil.

Resultados

A maioria dos entrevistados conhece e/ou já ouviu falar do genérico. Para muitas pessoas, o medicamento genérico representa apenas um tipo de medicamento mais acessível.

Conclusão

Achados indicam a necessidade de educação em saúde para esclarecer a população, para que possam identificar e adquirir seus medicamentos com segurança e confiança.

Descritores:
medicamentos genéricos; farmacoepidemiologia; Programa Saúde da Família

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br