Acessibilidade / Reportar erro

Implantação do Programa de Assistência às Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica na Estratégia Saúde da Família1 1 Trabalho originário da tese de doutorado intitulada “Avaliação da implantação da assistência às pessoas com hipertensão arterial em município do estado do Paraná – 2013”, no ano de 2013, na Universidade Estadual de Maringá.

Implementation of the Program of Assistance to the Person with Hypertension in the Family Health Strategy

Resumo

Introdução

Desde os anos 2000, existe no Brasil um plano para reorganização da atenção à hipertensão arterial, contudo ainda são escassos estudos que identifiquem e classifiquem seu grau de implantação.

Objetivo

Avaliar o grau de implantação do Programa de Assistência às Pessoas com Hipertensão Arterial Sistêmica.

Método

Pesquisa avaliativa realizada na Estratégia Saúde da Família do município de Maringá, Paraná, entre abril e junho de 2013, com os enfermeiros de 63 equipes. O instrumento utilizado avaliou as dimensões estrutural, prática assistencial e organização da atenção, com escore máximo de 337 pontos. Foram adotados tercis como critério para a classificação: incipiente (1º tercil), intermediário (2º tercil) e avançado (3° tercil).

Resultados

Os escores obtidos variaram de 146,3 a 255,4 pontos. O Programa foi classificado como avançado em quatro equipes (6,3%) e intermediário nas demais (93,7%). Na dimensão estrutural, todas as equipes foram classificadas como avançadas; na prática assistencial, 16 equipes foram incipientes, 43, intermediárias, e 4, avançadas; na organização da atenção, 4 equipes foram incipientes, 58, intermediárias, e 1, avançada.

Conclusão

Existem fragilidades na implantação do Programa em relação à organização da atenção e na assistência prestada aos pacientes, requerendo preparo profissional e atuação baseada em políticas públicas e protocolos assistenciais.

Palavras-chave:
avaliação em saúde; hipertensão; atenção primária à saúde; desenvolvimento de programas; políticas públicas de saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br