Acessibilidade / Reportar erro

Fluxos assistenciais de médios e grandes queimados nas regiões e redes de atenção à saúde de Minas Gerais

Care flows of moderate and severe burned patients in regions and health care networks of Minas Gerais

Resumo

Introdução

As queimaduras têm incidência elevada na população em geral, atingindo pessoas de todas as idades e níveis sociais. A variação de gravidade envolve assistência em todos os níveis de atenção. Em 2000, o Ministério da Saúde determinou a organização de redes estaduais de assistência a queimados com centros especializados de alta complexidade (CTQ).

Objetivo

A configuração das redes assistenciais tem efeitos no processo saúde-doença das populações, organizando o fluxo de pacientes na busca por cuidado, especialmente no SUS, reforçando a lógica de redes regionalizadas e hierarquizadas de atenção.

Método

Este artigo mapeou o fluxo dos pacientes com queimaduras graves no âmbito do SUS, no Estado de Minas Gerais no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2015.

Resultados

Dez macrorregiões de saúde não foram autossuficientes nas internações de seus pacientes. A macrorregião Centro, município de Belo Horizonte, destacou-se como importante rede assistencial ao queimado no Estado. A macrorregião Norte se configurou como o melhor exemplo de rede de acordo com as diretrizes de regionalização do SUS.

Conclusão

O estudo identificou lacunas na distribuição da assistência e apontou para a necessidade de investimentos para a criação de centros de referência com distribuição equânime no Estado de Minas Gerais.

Palavras-chave:
regionalização; assistência à saúde; mapeamento geográfico

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br