Acessibilidade / Reportar erro

Medidas comportamentais de prevenção à COVID-19 e letramento em saúde

Behavioral measures for the prevention of COVID-19 and health literacy

Resumo

Introdução

A prevenção da infecção pelo coronavírus (SARS-CoV-2) é propagada pela mídia e recomendada pelos órgãos oficiais de saúde pública. Entretanto, há desafios para adoção de medidas comportamentais de prevenção, sendo o letramento em saúde (LS) uma preocupação que deve permear essas ações de comunicação na saúde.

Objetivo

Discutir o impacto que um baixo LS da população tem na compreensão e adesão às orientações relativas à prevenção da SARS-CoV-2.

Método

Trata-se de uma reflexão que resgata, na literatura especializada, o conceito e os fundamentos do LS, as principais orientações de prevenção da SARS-CoV-2 e como operacionalizar orientações letradas em saúde.

Resultados

A literatura aponta que o baixo LS dos indivíduos repercute negativamente no empoderamento e na operacionalização de informações de saúde recebidas. Não adianta a elaboração de ações educativas se a população não entende e/ou não percebe a importância de se adequar a essas propostas. Os fundamentos do LS são apresentados em guias de comunicação oral, escrita e midiática. Há ferramentas e estratégias para melhor compor uma mensagem educativa segundo o LS.

Conclusão

É recomendável generalizar que a população tem um letramento inadequado, para deixarmos muito claras as mensagens que transmitimos. Isto é possível seguindo os fundamentos do LS.

Palavras-chave:
COVID-19; letramento em saúde; pandemias; comunicação em saúde

Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br