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Avaliação da satisfação do usuário no serviço de saúde bucal: revisão integrativa da literatura

Evaluation of patient satisfaction in the oral health service: integrative literature review

Resumo

Introdução

A avaliação da satisfação de usuários no serviço de saúde bucal tem sua relevância enquanto medida de efeito da atenção à saúde, sobre os aspectos biopsicossociais dos usuários, contudo são escassos os estudos de revisão de literatura sobre o tema.

Objetivo

Esta revisão integrativa buscou analisar os estudos de avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, segundo as características metodológicas dos artigos, atributos utilizados, perfil dos usuários e fatores relacionados à satisfação, bem como potencialidades e limitações dos estudos.

Método

Foi executada uma busca nas bases de dados BBO, Pubmed e Lilacs, para leitura de títulos e resumos e inclusão dos estudos sobre avaliação da satisfação de usuários em serviços de saúde bucal, utilizando os descritores “saúde bucal” e “satisfação do paciente”.

Resultados

A satisfação esteve associada à autopercepção quanto à saúde bucal, às relações humanas entre usuários e profissionais, à forma de agendamento de consultas. A principal limitação encontrada foi a predominância de respostas positivas dos usuários, devido ao “viés de gratidão” e ao grau de subjetividade na determinação da satisfação.

Conclusão

As pesquisas apresentam potencialidades quanto ao controle social, empoderamento do usuário e qualificação da gestão e planejamento da atenção odontológica.

Palavras-chave:
satisfação do paciente; saúde bucal; avaliação em saúde

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