Acessibilidade / Reportar erro
Cadernos Saúde Coletiva, Volume: 32, Número: 2, Publicado: 2024
  • Estilos de aprendizagem e interfaces online: aporte ao ensino presencial em graduações da saúde Artigo Original

    Ribeiro, Renato Antunes; Abbade, Joelcio Francisco

    Resumo em Português:

    Resumo Introdução: A educação na saúde tem vivenciado movimentos de mudança do seu modelo tradicional e de busca por proposituras inovadoras, que reorientem a formação do profissional diante das singularidades de nosso Sistema de Saúde e do desenvolvimento de competências para os novos tempos que já se fazem presentes. Nesse sentido, o trabalho parte do pressuposto de que a exploração de estratégias tecnológicas nas graduações em saúde potencializa experiências de aprendizagem capazes de caminhar conjuntamente com o rigor técnico e a humanização do cuidado, imprescindíveis à formação em saúde. Objetivo: Avaliar a preferência e satisfação de estudantes de graduações em saúde na utilização de diferentes tecnologias na educação superior presencial em relação aos seus Estilos de Aprendizagem (EA). Método: Pesquisa de natureza prospectiva com participação de 114 alunos primeiro-anistas dos cursos de Enfermagem e Medicina da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB-Unesp) matriculados na disciplina Interação Universidade-Serviço-Comunidade (IUSC I), que responderam inicialmente ao questionário de EA e, posteriormente, às perguntas sobre preferência e satisfação no uso do Moodle e do Facebook em atividades pedagógicas. Para comparação das médias, utilizou-se o teste t de student e, para comparar proporções, utilizou-se o teste de χ2. Foi considerado nível de significância de 5% (α=0,05). Resultados: Independentemente da graduação ou do sexo, houve predomínio do EA Reflexivo entre os estudantes. Considerando o EA, não houve diferença no uso do Moodle e do Facebook, entretanto, observou-se maior preferência e satisfação pelo uso do Facebook em relação ao Moodle, independentemente do EA. Conclusões: O uso de recursos tecnológicos, metodologias ativas e mapeamento de EA não garante por si só o protagonismo e a autonomia do aluno em novo cenário de ensino-aprendizagem. A literacia digital, forjada na negociação e renegociação da experiência individual e coletiva, só poderá ser alcançada mediante intencionalidade pedagógica.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Background: Health education has experienced movements of change to its traditional model and the search for innovative propositions, which reorient the training of professionals in the face of the singularities of our Health System and the development of skills for the new times that are already present. In this sense, the work starts from the assumption that the exploration of technological strategies in health degrees enhances learning experiences capable of walking together with the technical rigor and humanization of care that is essential to health training. Objective: To evaluate the preference and satisfaction of students of health degrees in the use of different technologies in face-to-face higher education in relation to their learning styles (LS). Method: Prospective research with the participation of 114 first-year students of Nursing courses and Medicine at the Botucatu Medical School (FMB-Unesp) enrolled in the Interaction University Service Community course (IUSC I), who initially answered the LS questionnaire and, later, the questions about preference and satisfaction in using Moodle and Facebook in pedagogical activities. Student’s t-test was used to compare the averages and the χ2 test was used to compare proportions. The level of significance was set at 5% (α=0.05). Results: Regardless of graduation or gender, there was a predominance of reflective LS among students. Considering the LS, there was no difference in the use of Moodle and Facebook; however, there was greater preference and satisfaction for the use of Facebook in relation to Moodle, regardless of the LS. Conclusions: The use of technological resources, active methodologies, and LS mapping does not in itself guarantee the student’s role and autonomy in a new teaching-learning scenario. Digital literacy, forged in the negotiation and renegotiation of individual and collective experience, can only be achieved through pedagogical intentionality.
Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro Avenida Horácio Macedo, S/N, CEP: 21941-598, Tel.: (55 21) 3938 9494 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernos@iesc.ufrj.br