Acessibilidade / Reportar erro

POR UMA PEDAGOGIA PERFORMATIVA: A ESCOLA COMO ENTRELUGAR PARA PROFESSORES-PERFORMERS E ESTUDANTES-PERFORMERS

For a Performative Pedagogy: the school as a place for cultural hybridity for teacher-performer and the student-performer

RESUMO:

Este texto apresenta a possibilidade de pensar a performance em diferentes acepções; entre elas, aquelas que mostram a sua capacidade de desestabilizar a escola e o que sabemos sobre ela. Descrevem-se três experiências com alunos da educação básica e, a partir delas, desdobram-se noções com o intuito de circunscrever uma pedagogia performativa: a escola como entrelugar, em que se apresenta o conceito de liminar; e “professor-performer” e “estudante-performer”, noções que procuram minimizar a diferença hierárquica entre professor e aluno.

Palavras-chave:
Performance; Estudos da Performance; Educação; Educação Básica; Escola

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br