Acessibilidade / Reportar erro

O ENSINO DE COMPUTAÇÃO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: ANÁLISE CRÍTICA DOS CAMINHOS NO BRASIL E NO REINO UNIDO

TEACHING COMPUTING BEYOND THE SCHOOL WALLS: A CRITICAL ANALYSIS OF PATHS IN BRAZIL AND THE UNITED KINGDOM

RESUMO

Muitas barreiras que há décadas obstruem o avanço igualitário do ensino da computação nas escolas não são exclusivas à realidade brasileira. Como contraponto, neste artigo, olha-se para o contexto do Reino Unido e para as necessidades de transformação também identificadas no ensino de computação para crianças em idade escolar no país. Diante dessa análise, propõe-se uma visão atualizada para o ensino de computação que é mais ampla no conceito de artefato tecnológico em vez do computador visto apenas como um meio no qual são usados recursos pedagógicos, que privilegia o design e as demandas do contexto de uso em vez do foco na lógica, no algoritmo ou na programação e se relaciona com diversas áreas do conhecimento. Ao final, sugestões simples são deixadas aos professores que têm a intenção de ensinar computação de forma que as crianças percebam a tecnologia como parte do seu contexto social e consigam criar soluções para problemas reais presentes no cotidiano delas.

Palavras-chave
Ensino de computação; Pensamento computacional; STEAM; Objetivos do desenvolvimento sustentável

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br