Acessibilidade / Reportar erro

EDUCAÇÃO NÃO FORMAL, ENSINO DE ARTE E COMUNIDADE: EXPERIÊNCIAS VOLTADAS AO ENRAIZAMENTO

NONFORMAL EDUCATION, ART TEACHING AND THE COMMUNITY: EXPERIENCES FOCUSED ON ROOTEDNESS

RESUMO

Este artigo discute instâncias voltadas ao ensino de arte na educação não formal objetivadas a colaborar com o reconhecimento e o pertencimento do espaço educativo e com a formação voltada à cidadania e ao desenvolvimento das dimensões sociopolíticas dos educandos. Escolheu-se como lócus de pesquisa o espaço de educação não formal Projeto Gente Nova (PROGEN), organização da sociedade civil, situado em Campinas, São Paulo. Os dados obtidos corroboram a valorização do ensino de arte como opção facilitadora da criação e do fortalecimento de vínculos afetivos positivos familiares e comunitários.

Palavras-chave
Ensino de arte; Educação não formal; Integração socioeducacional; Inclusão; Vínculos afetivos

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br