Acessibilidade / Reportar erro

VIOLÊNCIA E NÃO VIOLÊNCIA: IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DE JOVENS DO ENSINO MÉDIO

VIOLENCE AND NONVIOLENCE: IMAGES AND REPRESENTATIONS OF HIGH SCHOOL YOUTH

RESUMO

Esta pesquisa mostra como os jovens compreendem violência e não violência através do uso de fotografias produzidas por eles. Elencou-se como objetivo central analisar o uso das fotografias como recurso de transformação, podendo ser utilizadas para retratar o que os alunos pensam, sentem e avaliam sobre a temática proposta, bem como para possibilitar o diálogo e a reflexão crítica. Participaram 16 colaboradores. Optou-se por história oral e photovoice; grupo focal, entrevista e questionário. Para a análise, foi utilizado o método de Barthes. Apresenta-se o conceito de transcriação fotográfica, elaborado pela autora desta pesquisa, que foi compreendido como “uma maneira de evidenciar um reinventar, não uma mera sucessão de imagens. Para isso, apresentam-se, também, as análises narrativas das fotografias, feitas durante as sessões de grupo focal pelos jovens colaboradores durante o processo de transcriação”

Palavras-chave
Educação; Photovoice; Violências escolares; Ensino Médio

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br