Acessibilidade / Reportar erro

TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS BRASILEIRAS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19: REGISTROS DO CENSO ESCOLAR

DIGITAL TECHNOLOGIES IN BRAZILIAN SCHOOLS DURING THE COVID-19 PANDEMIC: SCHOOL CENSUS RECORDS

RESUMO

Neste artigo, objetivou-se avaliar a presença das tecnologias digitais nas escolas brasileiras durante a suspensão das atividades presenciais decorrente da pandemia de Covid-19. Os procedimentos metodológicos consistiram na análise qualitativa dos dados sobre o impacto da pandemia nas escolas coletados por meio do Censo Escolar da Educação Básica em 2020 e 2021. Constatou-se que as tecnologias digitais foram utilizadas, mas com condições de acesso muito precárias, ante uma realidade incerta sobre as condições sanitárias e de retorno às atividades presenciais.

Palavras-chave
Tecnologias digitais; Pandemia de Covid-19; Censo escolar

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br