Acessibilidade / Reportar erro

A VIDA ESPACIALIZADA DE BEBÊS E CRIANÇAS: LEGADOS PARA A PENSAR A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

THE SPATIALIZED LIFE OF BABIES AND CHILDREN: THOUGHTS ON TEACHING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION

RESUMO

Nosso objetivo é refletir sobre a formação docente a partir da espacialidade das instituições de Educação Infantil. O caminho escolhido foi apresentar o espaço como uma categoria central da constituição do ser humano. Como resultado, defendemos que o espaço precisa ser problematizado pelos educadores e educadoras. Concluímos que são possíveis novas formas de se pensar a Educação Infantil, que permitam que as crianças e os bebês possam expressar suas lógicas e autorias e possam ser contempladas nas construções dos espaços, na construção de suas próprias existências e na construção do mundo.

Palavras-chave
Espaço; Vivência espacial; Giro espacial; Interseccionalidades

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br