Acessibilidade / Reportar erro

CONECTANDO ASPECTOS SOCIOCULTURAIS AO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM ATIVIDADES DESPLUGADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

CONNECTING SOCIOCULTURAL ASPECTS TO COMPUTATIONAL THINKING IN UNPLUGGED ACTIVITIES IN ELEMENTARY EDUCATION

RESUMO

A inserção do pensamento computacional no ensino fundamental tem sido valorizada na educação contemporânea, no entanto boa parte dos docentes não tem formação na computação para trabalhar com esses conteúdos. Algumas iniciativas usam atividades desplugadas por causa da limitação de recursos nas escolas, entretanto identificamos que as propostas não conectam os aspectos socioculturais do público envolvido e o pensamento computacional. Este artigo avalia a ausência desses aspectos socioculturais e propõe uma atividade inclusiva contemplando todos esses fatores.

Palavras-chave
Pensamento computacional; Meninas digitais; Computação desplugada; Ensino fundamental

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br