Acessibilidade / Reportar erro

SER PROFESSOR DE ESCOLAS DIFERENTES – IDENTIDADES, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E PRÁTICAS EDUCATIVAS

BEING A TEACHER OF DIFFERENT SCHOOLS – IDENTITIES, PROFESSIONAL DEVELOPMENT, AND EDUCATIONAL PRACTICES

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo refletir acerca das representações construídas por um conjunto de professores de escolas diferentes no que diz respeito ao projeto institucional e aos valores que lhes estão subjacentes, ao sentido do exercício profissional, ao trabalho colaborativo e às margens de autonomia, ao percurso formativo e às práticas educativas eventualmente inovadoras por eles desenvolvidas no contexto escolar e com a comunidade e aos modelos pedagógicos que as inspiram, de forma mais ou menos híbrida e com combinatórias diferentes entre tradição e inovação.

Palavras-chave
Escola diferente; Inovação educativa; Identidade profissional; Desenvolvimento profissional; Práticas educativas

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br