Acessibilidade / Reportar erro

FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PROMOÇÃO DA COMPETÊNCIA DIGITAL DOS SEUS APRENDENTES: UMA EXPERIÊNCIA EM TEMPOS DE TRANSIÇÃO DIGITAL

TEACHER TRAINING AND ENHANCEMENT OF STUDENTS’ DIGITAL COMPETENCE: AN EXPERIENCE IN TIMES OF DIGITAL TRANSITION

RESUMO

Procura-se compreender como a formação de professores em proficiência digital pode levar, simultaneamente, à promoção das competências digitais dos alunos. Adotando uma matriz de investigação qualitativa, recorreu-se à explicitação da prática formativa e à análise das narrativas dos professores-formandos para analisar uma experiência de formação enquadrada no Plano de Capacitação Digital de Docentes do sistema educativo português. Os resultados destacam o diagnóstico inicial e a experimentação ativa como estratégias potencialmente relevantes para a promoção da competência digital dos alunos.

Palavras-chave
Desenvolvimento profissional docente; Competências digitais; Formação de professores

CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade Caixa Postal 6022 - Unicamp, 13084-971 Campinas SP - Brazil, Tel. / Fax: (55 19) 3289 - 1598 / 7539 - Campinas - SP - Brazil
E-mail: revistas.cedes@linceu.com.br