Vera da Silva Telles – Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Professora sênior do Departamento de Sociologia da Universidade de São Paulo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Cidade e Trabalho no Programa de Pós-graduação em Sociologia, desenvolvendo pesquisas na área de sociologia urbana. Publicações recentes: CUNHA, M; MALLART F.; TELLES, V.S (orgs.). Dossiê Punição, prisão e cidade: contextos transversais. Tempo Social, Revista do Departamento de Sociologia da USP, v.31, n. 3, 2019; TELLES, V.S. (org.) Dossiê Crimes, territórios e sociabilidades: perspectivas comparativas Sao Paulo, Rio de Janeiro. Revista Novos Estudos Cebrap, v. 38, n. 3. 2019; FREIRE-MEDEIROS, B.; ALLIS, T.; TELLES, V.S (orgs). Dossiê “Mobilidades: conceitos, temas e métodos. Tempo Social, Revista de Sociologia, v. 30, n. 2, 2018.
Rafael Godoi – Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGSA/UFRJ). Pesquisador do Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (NECVU). Desenvolve pesquisas nos campos da sociologia da punição, da violência e do direito. Publicou, entre outros textos, o livro: Fluxos em cadeia: as prisões em São Paulo na virada dos tempos, pela Boitempo Editoral, e é um dos organizadores do livro BR 111: a rota das prisões brasileiras, publicado pela Editora Veneta/Le Monde Diplomatique Brasil, ambos em 2017.
Juliana Machado Brito – Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo (USP). Trabalha com temas relacionados à violência de Estado no campo do conflito urbano: dispositivos jurídicos de controle de protestos e criminalização da dissidência política, prisões, violência policial, tecnologias de poder e controle.
Fábio Mallart – Doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-doutorando pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ). Trabalha com temas relacionados à violência de Estado: prisões, sistema socioeducativo, manicômios judiciários, letalidade policial, tecnologias de poder e controle. Publicou, entre outros textos, o livro: Cadeias dominadas: a Fundação CASA, suas dinâmicas e as trajetórias de jovens internos, pela Editora Terceiro Nome/FAPESP, em 2014. É um dos organizadores do livro BR 111: a rota das prisões brasileiras, publicado pela Editora Veneta/Le Monde Diplomatique Brasil, em 2017.
1
Agradecemos ao nosso coletivo de pesquisa pela discussão da primeira versão deste texto. Em especial, à Fabio, Pedro e Ananda, da Frente Estadual pelo Desencarceramento de São Paulo, pela disponibilidade em participar dessa reunião. Seus comentários críticos e sugestões foram valiosos para a elaboração final deste texto. À Amparar e à Frente Estadual pelo Desencarceramento, em especial à Gabrielle, nossos agradecimentos por compartilharem conosco a memória e os saberes das lutas por uma vida sem cárcere.