Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

Como nos números anteriores disponibilizamos, para pesquisadores representativos da área de Cerâmica, espaço nesta página. A seguir, mais uma contribuição, a convite do Editor, do Prof. Dr. Sérgio Neves Monteiro, pesquisador e professor do Instituto Militar de Engenharia - IME, Rio de Janeiro.

O Editor

Um Testemunho de Conversão

Em 1993 aposentei-me pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, naquela época em condições vantajosas para sequer pensar em permanecer trabalhando como professor/pesquisador na área de metalurgia e materiais, como sempre fiz desde 1968. Enfrentei naquele momento o doce dilema de optar por passar o resto da vida gozando de minha aposentadoria ou retornar ao trabalho. Após 6 meses de pescarias e "dolce fare niente", ainda com 50 anos fui tomado pelo tédio e pela saudade das atividades universitárias. Foi então muito fácil aceitar o convite de Darcy Ribeiro para participar da criação da Universidade Estadual do Norte Fluminense, UENF. Como parte de minha estratégia de mudar de ares, fui morar em Campos dos Goytacazes (RJ) e pensei em linhas de pesquisas distintas das metálicas que havia abraçado desde meu mestrado sobre propriedades do titânio na Universidade da Flórida em 1967. A orientação de Darcy Ribeiro era de pesquisarmos assuntos de interesse regional. Como o município de Campos dos Goytacazes era, e continua sendo, um polo cerâmico, com mais de 100 empresas dedicadas à produção de tijolos e telhas, naturalmente passei a pesquisar cerâmicas argilosas. Esta decisão trouxe, ao longo destes anos de UNEF, grandes satisfações profissionais e agradáveis surpresas. Passei a conhecer as indústrias cerâmicas e a ajudá-las no desenvolvimento tecnológico. Multipliquei o número de amigos e colaboradores com interesse comum em cerâmica vermelha. Se houvesse espaço, gostaria de mencionar cada um deles... Destaco, como referência o nome de Carlos Mauricio Fontes Vieira, inicialmente como aluno e hoje reconhecido professor/pesquisador, que em muito superou a todos no Estado do Rio de Janeiro, inclusive seu mestre que assina este Editorial.

Devo também reconhecer a relevância da revista Cerâmica nesta minha segunda fase profissional. Como referência e veículo das pesquisas, a Cerâmica abriu-me um novo universo de atuação. Através dela, projetei-me na comunidade e tornei-me admirador de grandes nomes no setor de materiais cerâmicos, como Elson Longo, Zannoto, Pandofelli, os Bressiani's, Kiminami, Mucillo e muitos outros com os quais me encontro nos Congressos do CBC, CBECIMat, SBPMat, Ibero-Americano e até nos da ABM onde continuo vestindo a camisa.

Em 2012 considerei cumprida minha missão na UENF e ofereci-me, espontaneamente, para participar da pós-graduação em Ciência dos Materiais do Instituto Militar de Engenharia. Continuo, entretanto, envolvido com as pesquisas na UENF e colaborando ativamente com sua área de cerâmica, pelo menos enquanto Carlos Maurício permitir.

Por favor, não entendam estas palavras como um relato biográfico, mas como um testemunho de quem aprendeu a valorizar os materiais cerâmicos e reconhece a importância da revista Cerâmica em todo meu processo de conversão de metais para cerâmicas. Mais ainda, entre os muitos bônus colhidos neste últimos 20 anos, o laço de amizade com Carlos Maurício e Reginaldo Mucillo talvez seja o que mais tenho a valorizar e agradecer por ter abraçado a área de materiais cerâmicos.

Prof. Sergio Neves Monteiro

Instituto Militar de Engenharia - IME

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    16 Abr 2013
  • Data do Fascículo
    Mar 2013
Associação Brasileira de Cerâmica Av. Prof. Almeida Prado, 532 - IPT - Prédio 36 - 2º Andar - Sala 03 , Cidade Universitária - 05508-901 - São Paulo/SP -Brazil, Tel./Fax: +55 (11) 3768-7101 / +55 (11) 3768-4284 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ceram.abc@gmail.com