Acessibilidade / Reportar erro

Dimensões conflitantes: entre o organizacional e o técnico na gestão do conhecimento

Este artigo busca identificar efeitos potenciais e concretos do uso de ferramentas afinadas com a tecnologia groupware numa pesquisa vinculada à gestão de conhecimento. A abordagem se insere num projeto mais amplo, que visa buscar um modelo de gestão de conhecimento para uma empresa brasileira de grande porte. O estudo se fundamenta no conceito de que a gestão do conhecimento é uma premissa administrativa que se vale da tecnologia da informação para ser concretizada com sucesso e trafega por um conflituoso universo: o do dilema entre o técnico e o organizacional. A partir dessa constatação -parcialmente consagrada na literatura pesquisada -, é feita a pesquisa de campo (a empresa) e são entrevistados coordenadores de células organizacionais, para saber suas impressões quanto à tecnologia e seu uso na gestão do conhecimento (pela ótica organizacional). Nessa linha, as entrevistas trabalham dimensões organizacionais e tecnológicas, visando destacar a percepção das pessoas sobre o tema, sua pertinência em seu ambiente de trabalho e a tendência da empresa a adotar a prática como uma estratégia organizacional. Nesse sentido, uma análise das entrevistas leva a interessantes conclusões sobre o que efetivamente se tenta gerenciar sob o rótulo de "conhecimento". A conclusão apresentada, entretanto, é parcial, posto que apenas uma parte da primeira fase foi cumprida. De toda forma, os achados preliminares são promissores.

Gestão do conhecimento; groupware; compartilhamento de informações; competências tecnológicas


Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br