Este artigo buscou responder, em contexto de trabalho imaterial, que estilo de vida decorre do uso do tempo permeado pelas tecnologias da informação e comunicação. O estudo qualitativo contou com a participação de 18 docentes horistas de instituições de ensino superior privadas. A coleta de dados se deu por meio de entrevista individual semiestruturada, com foco no uso das tecnologias da informação e comunicação e no exercício do trabalho imaterial, considerando o tempo de trabalho e de não trabalho. A análise de conteúdo partiu dos dados coletados. Os resultados, em consonância com a literatura ( em especial, Bauman (2008b)______. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008b., Deleuze (1998)DELEUZE, G. Conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Editora 34, 1998., Giddens (2002)GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Zahar, 2002., Gorz (2005)GORZ, A. O imaterial. Conhecimento, valor e capital: São Paulo: Annablume, 2005. e Lazzarato e Negri (2001)LAZZARATO, M.; NEGRI, A. Trabalho imaterial: formas de vida e produção da subjetividade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. (apontaram que, em contexto de trabalho imaterial, o estilo de vida é instrumentalizado pelo modo de trabalhar e pelo uso das tecnologias de informação e comunicação. Ele se configura como uma imposição aos sujeitos que o toma na perspectiva de uma estratégia existencial consumista. Mesmo contratado por tempo fracionado em horas, o trabalho dos docentes horistas exige-lhes disponibilidade e mobilização total para o desempenho das atividades laborais, requerendo dedicação em tempo integral. Os estilos de trabalho produzem estilo de vida e sugerem que a vida está sendo convertida em trabalho nos dias de hoje, tanto pela intensificação do trabalho, como pelo prolongamento da jornada.
Tempo de trabalho e de não trabalho; Estilo de vida; Trabalho imaterial; Tecnologias da informação e comunicação.