Acessibilidade / Reportar erro

Investidas do management no campo da cultura em Pernambuco: o caso dos produtores

Management attempts in the field of culture in Pernambuco: the case of cultural producers

Este artigo tem por objetivo explorar as dimensões do management na ação de produtores culturais no campo da cultura em Pernambuco a partir da perspectiva teórica de Pierre Bourdieu. Por meio de uma abordagem exploratória e qualitativa e utilizando observação participante, entrevistas e análise hermenêutica como ferramentas metodológicas, os principais resultados dizem respeito: à aplicação do management sem considerar as particularidades do campo da cultura de cada estado; à evidência de que o management constitui um recurso de poder (ou capital) no campo da cultura; e à distribuição desigual desse recurso de poder considerando o habitus dos agentes - aqueles que incorporaram o novo habitus do campo, que reflete as mudanças pelas quais a estrutura social passou, e têm maior facilidade de deter o capital cultural relativo aos conhecimentos do management - e as próprias disputas que levam alguns produtores a dificultar o acesso a esse recurso de poder, buscando manter sua posição no campo. Concluiu-se que o management pode assumir proporções mais amplas, influenciando dinâmicas, relações e disputas entre agentes em um campo social, o que reforça os argumentos dos críticos da indústria do management.

Management; Produtor cultural; Cultura; Capital; Habitus


Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br