Open-access O caso Ju Bochner: nascida, criada e globalizada no Instagram

Resumo

Este caso de ensino apresenta os dilemas enfrentados por uma pequena marca de joias - Ju Bochner - para crescer internacionalmente. Nascida, “criada” e internacionalizada em um ecossistema de plataforma digital (DPE) - o Instagram - a marca agora quer expandir mais. Para isso, explorará tudo o que a plataforma oferece, mas também terá que fazer algumas escolhas e investir algum dinheiro. Será preciso uma comunicação diferente para atingir clientes internacionais? Que mudanças são necessárias? Vale a pena? Trata-se de um caso real, baseado em fontes primárias e secundárias de dados, que visa colocar os alunos no lugar do protagonista para aprender ativamente os conceitos de (1) Internacionalização das Pequenas e Médias Empresas (PME); (2) DPEs, (3) benefícios e limitações de uma diáspora nacional e (4) adaptação x padronização na estratégia de promoção e marketing.

Palavras-chave: Internacionalização; PME; Ecossistemas de plataforma digital; Empreendedorismo internacional; Diáspora; Estratégia de adaptação

location_on
Fundação Getulio Vargas, Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas Rua Jornalista Orlando Dantas, 30 - sala 107, 22231-010 Rio de Janeiro/RJ Brasil, Tel.: (21) 3083-2731 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: cadernosebape@fgv.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro