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A política de identidade do empreendedorismo: uma análise na perspectiva da sociologia figuracional e da psicologia social crítica

La política de identidad del espíritu emprendedor: un análisis desde la perspectiva de la sociología figuracional y de la psicología social crítica

Resumo

Este artigo discute a identidade articulando elementos da perspectiva crítica em psicologia social, especialmente a partir do sintagma identidade-metamorfose-emancipação desenvolvido por Antônio Ciampa, bem como o conceito de políticas de identidade. Paralelamente, as contribuições de Norbert Elias são utilizadas para a reflexão, articulando-se às concepções de Ciampa. Para tanto, toma-se o empreendedorismo como conceito estruturador fundamental da identidade, enquanto identidade pressuposta idealizada. De todo modo, não se trata de assumir uma posição contrária ao empreendedorismo ou ao fato de alguém empreender alguma atividade. Trata-se, porém, de discutir o significado predominante que tem sido atribuído ao empreendedorismo, cuja construção constitui uma política de identidade de caráter ideológico e fetichizado.

Palavras-chave:
Identidade; Política de identidade; Empreendedorismo

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