Van Dijk et al. (2008Van Dijk, J. A. G. M., Peters, O., & Ebbers, W. (2008). Explaining the acceptance and use of government Internet services: A multivariate analysis of 2006 survey data in the Netherlands. Government Information Quarterly, 25(3), 379-399.) |
Influência social, atitude em relação ao uso, performance esperada, esforço esperado, opção de canal de preferência, acesso à mídia digital, experiência com mídia digital, oferta de serviços, idade, gênero, grau de escolaridade e ocupação. |
Bélanger e Carter (2008Bélanger, F., & Carter, L. (2008). Trust and risk in e-government adoption. Journal of Strategic Information Systems, 17(2), 165-176.) |
Confiança na internet e no governo. |
Venkatesh et al. (2012Venkatesh, V., Chan, F. K. Y., & Thong, J. Y. L. (2012). Designing e-government services: Key service attributes and citizens’ preference structures. Journal of Operations Management, 30(1-2), 116-133.) |
Facilidade de uso, recursos de informática, suporte técnico e segurança. |
Alomari (2014Alomari, M. K. (2014). Discovering Citizens Reaction Toward E-Government: Factors in E-Government Adoption. Journal of Information Systems and Technology Management, 11(1), 5-20.) |
Confiança na internet, website design, crença religiosa, habilidades de informática, boca a boca, resistência às mudanças, percepção de utilidade, complexidade e utilização. |
Shareef et al. (2014Shareef, M. A., Kumar, V., Kumar, U., & Dwivedi, Y. (2014). Factors affecting citizen adoption of transactional electronic government. Journal of Enterprise Information Management, 27(4), 385-401.) |
Consciência, disponibilidade de recursos, habilidades para uso multi-idioma, qualidade da informação, confiança, segurança, benefícios percebidos e imagem. |
Araujo e Reinhard (2015Araujo, M. H., & Reinhard, N. (2015). Factors influencing the use of electronic government services in Brazil. Lecture Notes in Informatics (LNI). Proceedings - Series of the Gesellschaft fur Informatik (GI), 221(4), 140-149.) |
Classe social, local de acesso à internet, uso de e-commerce, de e-financial services e de e-mail. |
Santos e Reihard (2015Santos, E. M., & Reinhard, N. (2015). Serviços de Governo Eletrônico: um estudo sobre o uso por indivíduos no Brasil. In Proceedings of 25º International Conference on Information Resources Management, Ottawa, Ontario.) |
Preferência por contato pessoal, dificuldade de acesso, segurança, indisponibilidade de serviços e ausência de retorno das solicitações. |
Moraes e Meirelles (2017Moraes, G. H. D. S. M., & Meirelles, F. S. (2017). User’s perspective of eletronic government adoption in Brazil. Journal of Technology Management and Innovation, 12(2), 1-10.) |
Benefícios percebidos, condições facilitadoras, facilidade de uso, influência social, segurança, confiança e hábito. |
Araujo et al. (2018Araujo, M. H., Reinhard, N., & Cunha, M. A. (2018). Serviços de governo eletrônico no Brasil: uma análise a partir das medidas de acesso e competências de uso da internet. Revista de Administração Pública, 52(4), 676-694.) |
Classe social, local de acesso à internet e uso da rede para estudo, trabalho, relacionamento e pesquisas. |
Barrera-Barrera et al. (2019Barrera-Barrera, R., Rey-Moreno, M., & Medina-Molina, C. (2019). Explanatory factors of the preference and use of electronic administration in Spain. Journal of Public Administration, 53 (2), 349-374.) |
Gênero, idade, grau de instrução, estado civil, condição de atividade e religião. |