Acessibilidade / Reportar erro

VALIDAÇÃO DO CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA MULHERES QUE CONSOMEM SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE UMA TECNOLOGIA CUIDATIVO-EDUCACIONAL PARA MULHERES EM TRATAMENTO DEVIDO AO CONSUMO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS”, Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil, 2023.

RESUMO:

Objetivo:

construir e validar o conteúdo de uma Tecnologia Cuidativo-Educacional para mulheres que consomem substâncias psicoativas.

Método:

pesquisa metodológica conduzida no município de São Paulo, dezembro de 2022 a março de 2023, pelo mapeamento da literatura, elaboração dos temas geradores, escolha da ferramenta base com dinâmica de uso e validação de conteúdo quanto aos aspectos: reflexão, relevância, compreensão e adequação em duas rodadas. Participaram 15 especialistas com índice de concordância estabelecido de 80%.

Resultados:

48 cartas foram submetidas à validação. Na primeira rodada, sete cartas não atingiram o índice mínimo. Ao final da segunda rodada, 47 cartas em todas as suas categorias individuais tiveram concordância maior que o estabelecido.

Conclusão:

os especialistas apontaram a relevância, pertinência dos temas e o potencial para auxiliar os profissionais a intervir de forma mais assertiva ante as necessidades do público-alvo.

DESCRITORES:
Mulher; Substâncias Psicoativas; Educação em Saúde; Tecnologia Biomédica; Tecnologia Educacional.

HIGHLIGHTS

1. Tecnologia Cuidativo-Educacional para mulheres que consomem substâncias psicoativas.

2. Tecnologia tem potencial para auxiliar no cuidado de mulheres.

3. Tecnologia capaz de ajudar os profissionais a produzir intervenções mais assertivas.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br