RESUMO
Objetivo:
avaliar o interesse, acesso e conhecimento dos profissionais do Atendimento Móvel de Urgência e Emergência em relação às Tecnologias da Informação e Comunicação no Serviço.
Método:
estudo descritivo e transversal realizado com profissionais (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do noroeste do Paraná, Brasil, em setembro e outubro de 2020. Os dados foram coletados por meio de instrumento estruturado e analisados por estatística descritiva.
Resultados:
dos 30 profissionais participantes, 80% relataram acesso apenas a um celular simples e 86,7% acreditam na viabilidade de um sistema informatizado que auxilie no atendimento e no tempo/resposta da ocorrência.
Conclusão:
apesar do déficit de tecnologias dentro do serviço pesquisado e da insatisfação desses profissionais, estes anseiam por tecnologias que agilizem o atendimento gerando diminuição do tempo/resposta da ocorrência. Assim, os resultados podem subsidiar a gestão dos serviços e contribuir positivamente para a prática profissional da equipe do SAMU.
DESCRITORES:
Profissionais da saúde; Serviços médicos de emergência; Aplicações da informática médica; Tecnologia da informação; Prática profissional.