Acessibilidade / Reportar erro

A PANDEMIA COVID-19 E O ACOMPANHAMENTO DAS PESSOAS AFETADAS PELA HANSENÍASE NOS SERVIÇOS DE SAÚDE

RESUMO

Objetivo:

analisar o acompanhamento das pessoas afetadas pela hanseníase nos serviços de saúde durante a pandemia COVID-19.

Método:

estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em Unidades Básicas de Saúde e no Serviço de Referência de Hanseníase de Campina Grande-Paraíba - Brasil. Coleta de dados entre os meses de outubro de 2021 e fevereiro de 2022. A população do estudo foi composta por usuários em tratamento e em acompanhamento de reações hansênicas. Os dados foram analisados através da Análise de Conteúdo de Bardin.

Resultados:

emergiram três categorias, sendo o déficit de conhecimento dos usuários sobre a hanseníase e seu controle, os sentimentos desses frente a doença e ao tratamento, e o controle da hanseníase fragilizado na Atenção Primária à Saúde.

Conclusão:

observou-se fragilidade no acompanhamento dos usuários afetados pela hanseníase, relacionado a falta de medicação e de profissionais, assim como na própria percepção do usuário com relação à doença.

DESCRITORES:
Hanseníase; COVID-19; Serviços de Saúde; Pandemia; Paciente

HIGHLIGHTS

A COVID-19 gerou dificuldades no acompanhamento dos pacientes com hanseníase.

Os pacientes não compreendem bem as repercussões da hanseníase.

Os pacientes encontram-se apreensivos frente as repercussões da hanseníase.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br