Acessibilidade / Reportar erro

CUSTOS DA CAPACITAÇÃO EM INSERÇÃO, REVISÃO E RETIRADA DE DISPOSITIVOS INTRAUTERINOS POR ENFERMEIROS

RESUMO

Objetivo:

analisar custos da capacitação do planejamento reprodutivo, com práticas de inserção, revisão e retirada de dispositivos intrauterinos por Enfermeiros.

Método:

estudo de caso, com dados coletados entre maio e dezembro de 2022, em Recife, Pernambuco, Brasil. Realizada a avaliação de micro custeio, por meio do custeio por absorção.

Resultados:

foram analisados dados de cinco turmas em 2022, totalizando 70 enfermeiros, e identificadas as despesas, os custos diretos e indiretos com a oferta do curso. Obteve-se o custeio por turma de R$17.846,89/U$3.307,79), com média de R$1.820,38 ou U$337,39/aluno/edição. Em comparação a outros cursos semelhantes, considera-se um curso de custo baixo, com resultados promissores para a qualidade da assistência em saúde sexual e reprodutiva.

Conclusão:

investir na capacitação de enfermeiros para o planejamento reprodutivo contribui para redução de indicadores de morbidade e mortalidade materno-infantil, associados com gestações não planejadas.

DESCRITORES:
Dispositivos Intrauterinos; Capacitação Profissional; Enfermeiras e Enfermeiros; Custos e Análise de Custo; Qualidade, Acesso e Avaliação da Assistência à Saúde

HIGHLIGHTS

A capacitação para inserção de DIU possui baixo custo.

A oferta de DIU por enfermeiros aumenta o acesso assistencial.

O aumento da oferta reduz indicadores de morbimortalidade materna.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br