Acessibilidade / Reportar erro

A EXPERIÊNCIA DE PACIENTES COM CÂNCER DE CABEÇA E PESCOÇO QUANTO AO AUTOCUIDADO COM A RADIODERMITE* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “A pele acometida pela radiodermatite: experiência dos familiares cuidadores e pacientes com câncer de cabeça e pescoço”, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA, Brasil, 2022.

RESUMO

Objetivo:

Analisar a experiência de pacientes com câncer de cabeça e pescoço quanto ao autocuidado com a radiodermite associado aos fatores sociodemográficos e clínico-patológicos.

Método:

Estudo descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em um Centro de Referência de Alta Complexidade em Oncologia em Belém - Pará - Brasil. Realizado com entrevistas e análise de prontuário. Os dados foram coletados de fevereiro a abril de 2022, e tratados por análise de conteúdo de Bardin subsidiada pelo software IRAMUTEQ.

Resultados:

Emergiram três subcategorias: importância do conhecimento do paciente quanto a radioterapia; identificação dos efeitos adversos relacionados ao tratamento; e, orientação do enfermeiro quanto ao autocuidado.

Considerações Finais:

O conhecimento dos pacientes foi incipiente sobre o tratamento, efeitos adversos foram identificados pelo impacto negativo em sua autoestima e autoimagem e a orientação do autocuidado foi efetiva com a reprodução do cuidado. O estudo oportuniza a elaboração de estratégia de ensino adequada em pesquisas futuras.

DESCRITORES:
Neoplasias, Neoplasias de cabeça e pescoço; Autocuidado; Radiodermite; Enfermagem

HIGHLIGHTS

Déficit de conhecimento sobre o autocuidado com radiodermatite.

A orientação do enfermeiro quanto ao autocuidado é fundamental.

Efeitos adversos impactam na autoestima e autoimagem dos pacientes.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br