Acessibilidade / Reportar erro

ESTRESSE EM IDOSOS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E SEUS FATORES ASSOCIADOS

HIGHLIGHTS

  1. O estresse nos idosos durante a COVID-19, estava associado ao medo da morte de parentes.

  2. Profissionais de saúde precisam estar preparados para identificar mudanças de humor nos idosos criar planos de cuidados individualizados.

  3. As informações provenientes da Internet e do rádio não foi motivo de estresse nos idosos.

RESUMO:

Objetivo:

identificar o estresse nos idosos que vivem na cidade de Lima e sua associação com fatores demográficos, infodemias, a presença de sintomas físicos e psicológicos e o uso de substâncias ilícitas no contexto da pandemia de COVID-19.

Método:

estudo quantitativo, transversal e analítico através da pesquisa baseada na web com 384 idosos da cidade de Lima - Peru, entre abril e agosto de 2021. Os instrumentos de perfil demográfico, Escala de Estresse Percebido e sintomas autorrelatados foram utilizados para o estudo. A regressão logística múltipla foi utilizada, considerando o nível de significância de 5%.

Resultados:

62% eram mulheres, e a idade variou entre 60 e 95 anos, com uma média de 70,5 anos. A média de estresse foi de 26,8 pontos. O estresse estava associado ao medo da morte de parentes e à preocupação com os idosos. Conclusões: é importante para profissionais de saúde treinados para identificar mudanças de humor nos idosos e criar planos de cuidados individualizados.

DESCRITORES:
Idoso; COVID-19; Transtornos de Estresse Traumático; Pandemias; Infodemia.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br