Acessibilidade / Reportar erro

FATORES ASSOCIADOS A NÃO ADESÃO TERAPÊUTICA EM PESSOAS COM HIPERTENSÃO QUE PROCURARAM ASSISTÊNCIA POR EMERGÊNCIA

HIGHLIGHTS

  1. 1. Dos que procuraram pronto atendimento, 36% não eram aderentes a terapêutica.

  2. 2. Não adesão apresentou associação com ter menos de 60 anos

  3. 3. Procura frequente de serviços de PA associou-se com não adesão

  4. 4. Ter vínculo com profissionais da atenção primária associou-se com não adesão

RESUMO:

Objetivo:

analisar fatores associados à não adesão terapêutica em pessoas com Hipertensão Arterial que procuraram serviços de pronto atendimento por emergência e/ou complicação hipertensiva.

Método:

estudo transversal realizado entre dezembro de 2019 a outubro de 2020, com 238 pessoas residentes em um município de médio porte do Sul do Brasil, mediante aplicação da Escala de Adesão Terapêutica de Oito Itens de Morisky. Na análise se utilizou Regressão Logística Múltipla.

Resultados:

86 (36,1%) participantes foram considerados não aderentes. Foi observada maior chance de não adesão em pessoas com menos de 60 anos (Odds Ratio=2,04), que buscaram assistência nos serviços de pronto atendimento nos três anos em estudo (Odds Ratio=5,08) e que tinham vínculo com profissionais da Atenção Primária à Saúde (Odds Ratio=1,96).

Conclusão:

reconhecer os fatores associados com a não adesão à terapêutica possibilitará aos profissionais realizar intervenções educativas e assistir as pessoas com hipertensão de acordo com suas necessidades, prevenindo/postergando complicações.

DESCRITORES:
Enfermagem; Hipertensão; Adesão à; Medicação; Atenção Primária à; Saúde; Serviços Médicos de Emergência.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br