RESUMO
Objetivo
descrever o letramento funcional em saúde de pacientes com coronariopatias e analisar sua correlação com nível de escolaridade.
Método
estudo analítico, descritivo, com abordagem quantitativa, realizado em hospital cardiológico de Fortaleza-CE, Brasil, de janeiro de 2015 a dezembro de 2018, com 76 participantes. A coleta ocorreu pelo Care Report Form e a categorização do letramento pelo Short Assessment of Health Literacy for Portuguese-Speaking Adults. As análises, pelo Statistical Package for the Social Sciences, utilizaram a relação e entrecruzamento das variáveis pelo teste estatístico Qui-Quadrado de Pearson (p<0,05).
Resultados
evidenciou-se baixo grau de escolaridade e nível de letramento funcional em saúde inadequado em 85,5% dos participantes. A associação entre grau de escolaridade e nível de letramento obteve o valor de p=0,890.
Conclusão
ressaltou-se que o conhecimento do enfermeiro sobre aspectos relacionados à gestão do autocuidado pelos pacientes é estratégia importante para a prestação de uma assistência de qualidade.
DESCRITORES
Doenças Cardiovasculares; Doença da Artéria Coronariana; Enfermagem Cardiovascular; Letramento em Saúde; Educação em Saúde