Acessibilidade / Reportar erro

INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE FUNCIONAL, FRAGILIDADE E SARCOPENIA EM IDOSOS: REVISÃO INTEGRATIVA

HIGHLIGHTS

  1. Identificação dos principais instrumentos para avaliação da pessoa idosa.

  2. Instrumentos mais usados: Lawton e Brody, e fenótipo da fragilidade.

  3. Rastrear condições clínicas pelos instrumentos proporciona um cuidado integral.

  4. Instrumentos fortalecem a prática interprofissional na saúde do idoso.

RESUMO

Objetivo:

analisar o conhecimento produzido na literatura científica sobre os instrumentos utilizados na avaliação da capacidade funcional, fragilidade e sarcopenia do idoso.

Método:

revisão integrativa da literatura, nas bases de dados Cinahl, MEDLINE/PubMed, Embase, Web of Science e Scopus, de 2012-2021. Foram extraídos os dados: autores, ano, país de publicação, tipo de estudo, características da amostra, objetivo, resultados e os instrumentos. Ademais, foi realizada a avaliação da qualidade metodológica e nível de evidência.

Resultados:

a amostra final incluiu 13 artigos. Os instrumentos mais utilizados foram: Índice de Lawton e Brody para avaliação da capacidade funcional; modelo conceitual do fenótipo para fragilidade; e a conceituação e diagnóstico do Grupo de Trabalho Europeu da Sarcopenia.

Conclusão:

as evidências científicas demonstraram a importância da utilização de instrumentos para o rastreio destas condições que podem interferir na saúde da população idosa, reforçando a necessidade do fortalecimento de práticas de cuidados interprofissionais.

DESCRITORES:
Idoso; Atividades Cotidianas; Fragilidade; Sarcopenia; Saúde do Idoso

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br