Acessibilidade / Reportar erro

QUALIDADE DE VIDA, FUNCIONALIDADE E AUTOESTIMA DE PESSOAS NO PÓS-ALTA POR CURA DE HANSENÍASE* * Artigo extraído da dissertação do mestrado: “Qualidade de vida relacionada à saúde, autoestima e funcionalidade de pessoas em pós-alta de hanseníase”, Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, PB, Brasil, 2022.

RESUMO:

Objetivo:

avaliar a qualidade de vida, funcionalidade e autoestima de pessoas no pós-alta por cura de hanseníase. Métodos: estudo epidemiológico transversal, desenvolvido numa instituição de referência para hanseníase na Paraíba-Brasil, de maio a agosto de 2021. Utilizaram-se quatro instrumentos para caracterização sociodemográfica e clínica, avaliação da qualidade de vida, da funcionalidade e da autoestima. Os dados foram analisados pelos testes qui-quadrado de Pearson, exato de Fisher, Mann-Whitney e Kruskal-Wallis.

Resultados:

participaram 131 pessoas, dos quais 86 (65,6%) eram do sexo masculino e 72 (55%) com 41 a 60 anos. Houve impacto negativo da qualidade de vida relacionada à saúde em não escolarizados e com baixa renda familiar. Limitação da funcionalidade em quem não pratica atividade física, afetado por neurite e com algum grau de incapacidade física. Contudo, elevada autoestima.

Conclusão:

torna-se imprescindível capacitar profissionais e organizar medidas assistenciais frente ao cuidado longitudinal e interdisciplinar nessa fase terapêutica.

DESCRITORES:
Qualidade de vida; Pessoas com deficiências; Autoimagem; Hanseníase; Alta do paciente.

HIGHLIGHTS

1. Comprometimento da qualidade de vida relacionada à saúde.

2. Limitação da funcionalidade e elevada autoestima.

3. Propõe ações voltadas à prevenção de incapacidades e/ou deformidades.

4. Qualificar ações na perspectiva integral e longitudinal do cuidado.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br