Acessibilidade / Reportar erro

ANSIEDADE E DEPRESSÃO EM PACIENTES COM CÂNCER: ASSOCIAÇÃO COM ASPECTOS CLÍNICOS E ADESÃO AO TRATAMENTO ONCOLÓGICO

RESUMO:

Objetivo:

identificar sintomas de ansiedade e depressão em pacientes com câncer e associação com os aspectos clínicos e adesão ao tratamento oncológico.

Método:

estudo transversal, com amostra de conveniência, realizado entre setembro de 2020 e maio de 2021, incluindo pacientes com diagnóstico de câncer de todas as regiões do Brasil. Os instrumentos utilizados foram o Hospital Anxiety and Depression Scale e o Teste de Morisky. Análises de regressão logística multivariada foram realizadas para verificar associações.

Resultados:

mostra incluiu 69 pacientes, dos quais 69,6% apresentaram ansiedade e a mesma proporção apresentou depressão. Ansiedade e depressão simultânea foram de 59,4%. A ansiedade se associou com a presença de fadiga. Depressão se associou com o tempo de diagnóstico, astenia e local de tratamento. Ocorrência simultânea de ansiedade e depressão associou com astenia e local de tratamento.

Conclusão:

elevados índices de ansiedade e depressão ressaltam a necessidade de implementar ações de apoio psicossocial para pacientes com câncer.

DESCRITORES:
Ansiedade; Depressão; Sobreviventes de Câncer; Cooperação e Adesão ao Tratamento; Psico-Oncologia.

HIGHLIGHTS

1. Ansiedade e depressão são prevalentes (69,6%) em pacientes com câncer.

2. Depressão e ansiedade simultânea foram prevalentes em 59,4% da amostra.

3. Ansiedade e depressão associadas com aspectos clínicos.

4. Necessidade de apoio psicossocial para pacientes com câncer.

Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br