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INFLUÊNCIA DA PRÁTICA ASSISTENCIAL EM ENFERMAGEM NO TRABALHO DOCENTE* * Artigo extraído da tese de doutorado: “Processo de trabalho docente no ensino dos cursos técnico e de graduação em enfermagem: um estudo de caso”, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2023.

RESUMO:

Objetivo:

compreender a influência da prática assistencial em enfermagem no trabalho docente.

Método:

pesquisa qualitativa descritiva e exploratória, com 12 docentes concursados, atuantes nos cursos de graduação e técnico em enfermagem em uma instituição pública de ensino, na região sul do Brasil. Os dados foram coletados de junho a dezembro de 2022 por meio da técnica de grupo focal e entrevistas individuais. Para tratamento dos dados, empregou-se a Análise de Conteúdo Temática de Bardin com o auxílio do software Atlas.ti.

Resultados:

emergiram duas categorias: experiência profissional na assistência e cuidar como parte do ensino. Considerações finais: o estudo destaca a relevância da prática assistencial na formação docente em enfermagem e alerta sobre os riscos de transferir o cuidado assistencial para a sala de aula, visando preservar o processo de trabalho do docente e a formação de profissionais na área.

DESCRITORES:
Prática Profissional; Educação em Enfermagem; Docentes de Enfermagem; Ensino Superior; Educação Profissionalizante.

HIGHLIGHTS

1. Enfermeiros docentes atuantes no curso técnico e graduação simultaneamente.

2. Associação da prática assistencial na construção do trabalho docente.

3. Sala de aula como ambiente similar do cuidado assistencial.

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