Open-access ANÁLISE DA ETAPA DE GARANTIA DE PREPARO DO TEAM BASED LEARNING NO ENSINO DE ENFERMAGEM

ANÁLISIS DE LA ETAPA DE GARANTÍA DE PREPARACIÓN DEL TEAM BASED LEARNING EN LA ENSEÑANZA DE ENFERMERÍA

RESUMO

Objetivo:  Objetivo: analisar a etapa de garantia de preparo do Team-Based Learning por meio do desempenho de estudantes de Enfermagem no Individual Readiness Assurance Test – iRAT e Team Readiness Assurance Test – tRAT.

Método:  estudo descritivo de abordagem quantitativa. Participaram 26 estudantes do quinto semestre de uma faculdade do Norte do Brasil. A coleta de dados ocorreu nos meses de outubro e novembro de 2018 com questionários aplicados em cinco unidades. A análise foi descritiva, por questionário, questão, equipe e aluno.

Resultados:  o desempenho em equipe foi superior, porém não em todas as unidades. Há questões em que os estudantes individualmente e em equipe apresentaram dificuldades, sugerindo variáveis intervenientes de origem pedagógica.

Conclusão:  a análise por desempenho dos estudantes sugere falhas na garantia de preparo. O estudo contribui ao indicar possíveis variáveis pedagógicas que podem influenciar no sucesso desta etapa do Team-Based Learning.

DESCRITORES Educação Superior; Educação em Enfermagem; Materiais de Ensino; Estudantes de Enfermagem; Aprendizagem

location_on
Universidade Federal do Paraná Av. Prefeito Lothário Meissner, 632, Cep: 80210-170, Brasil - Paraná / Curitiba, Tel: +55 (41) 3361-3755 - Curitiba - PR - Brazil
E-mail: cogitare@ufpr.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro