RESUMO
Objetivo: avaliar o efeito da escuta terapêutica na ansiedade de pessoas no período pré-operatório imediato.
Método: pesquisa quase-experimental e de intervenção realizada com 150 pessoas em um Hospital de Minas Gerais/Brasil, de julho a outubro de 2018. Foi avaliada a ansiedade pela Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão e as medidas fisiológicas. Realizou-se análise estatística descritiva e inferencial e testes Qui-quadrado, Spearman e Wilcoxon.
Resultados: das 31 pessoas com ansiedade, 10 tiveram redução da ansiedade e das médias das medidas fisiológicas após a intervenção. Foi verificada relação significativa entre as variáveis sexo, renda familiar mensal, complicações cirúrgicas anteriores e eventos marcantes na vida com a medida de ansiedade. Foi constatada correlação positiva fraca entre ansiedade e frequência respiratória e correlação negativa fraca entre ansiedade e faixa etária.
Conclusão: ao identificar pacientes com ansiedade, intervenções como a escuta terapêutica podem ser implementadas para tornar o perioperatório mais saudável.
DESCRITORES Ansiedade; Procedimento Cirúrgico Eletivo; Período Pré-Operatório; Comunicação em Saúde; Relações Enfermeiro-Paciente